Brejas na Bélgica

Bélgica:

Dicas:

1.     A mais importante dica de todas: Programe para que a Bélgica seja seu último destino! Se não fizer isso, vai ter que carregar, durante o resto da viagem, todas as cervejas que comprar. Lembre-se que a cota é de 12 litros por pessoa. Não existe limitação de garrafas

2.     Guarde os recibos de todas as cervejas que comprar que fizer, inclusive de bares e supermercados. Se você for parado na alfândega na chegada no Brasil, vai precisar mostrar os comprovantes pra não ter problema.

3.     Leve plástico bolha para embalar garrafas e taças/copos/canecas! Você pode trazer os copos na bagagem de mão no avião.

4.     Informe-se sobre os tours em cervejarias que queira conhecer. Na maioria é necessário agendar o tour com antecedência ou você corre o risco de não conseguir fazer a visita.

Cervejas – as que mais gostei na viagem :

·         Westvleterem 12

·         Westvleteren Blond

·         Affligem Triplel

·         Westmalle Trappist Tripel

·         Tripel Karmeliet

·         Piraat Triple hop

·         Hommelbier

·         Vedett IPA

Bruxelas:

Delirium: Apesar de lotado, tem que ir. Eles tem uma carta de cerveja com mais de 2mil rótulos. No dia que fomos acho que só de Chopp tinha mais de 30 tipos. Fomos num sábado à noite e estava tão cheio que as pessoas compravam as cervejas e bebiam em pé no meio da rua. Não sei se em outros dias da semana é mais vazio.

A l’Imaige Nostre-Dame: Fica pertinho da Delirium. O bar fica no final de uma ruazinha meio escondida. Não tem (ou pelo menos não tinha as 22h) nada pra comer, apenas cervejas. O atendente não foi muito simpático, mas a cerveja e o ambiente do bar valem a pena. Com música ao vivo e público muito animado.

Moeder’s Lambic: gostei mais que a Delirium. Esse bar não é muito conhecido pelos turistas, o que faz ele não ser cheio e ter um ótimo atendimento. Fomos no domingo na hora do almoço e estava bem vazio. Excelente variedade de rótulos (uns 200 eu acho). Eles tem um petisco de queijos e linguiças (tudo feito a base de cerveja) que é espetacular.

Dar bier trempel: nos indicaram para comprar cerveja e afins(placas luminosas, copos, quadros, etc), mas não conseguimos ir pois estava fechado no sábado à noite e no domingo.

Coma Mulles Frites(mexilhões com batata frita). Tem em todo lugar!

Lindenlaan (perto de Ghent):

Alugamos um carro para ir até Poperinge e no caminho passamos pela Brouwerij Van Steenberge (Gulden Draak). Não conseguimos fazer o tour na cervejaria pois precisa AGENDAR com antecedência. Eles tem uma área de degustação e venda das cervejas produzidas e o preço foi ótimo. Compramos os kits com todos os tipos da Gulden Draak e da St Agostin que vinha com as taças.

A Gulen Draak

(66km de Bruxelas – de trem 3h30)

http://www.vansteenberge.com/fr/

Brouwerij Van Steenberge

Lindenlaan 25- B-9940 Ertvelde

Tel. +32 9 344 50 71

Fax. +32 9 344 54 20

mail: info@vansteenberge.com

Poperinge:

Poperinge é uma cidadezinha que vive em função do lúpulo. Ao seu redor tem várias cervejarias que vale a pena visitar e muitas plantações de lúpulo. Em setembro ocorre a colheita do lúpulo e de 3 em 3 anos tem um festival de Hop Picking onde todo mundo pode colher os lúpulo, além de brincadeiras como corrida com saco de lúpulo nas costas, etc.

Café de la Paix Hotel: é um hotelzinho muito bom no centro da cidade que tem um café no térreo com excelente carta de cerveja e comidas espetaculares. O café da manhã é cobrado a parte, mas é muito bom. Tem um estacionamento perto do hotel que é de graça.

Museu do lúpulo: fala tudo sobre o lúpulo desde seu descobrimento até hoje. É bem interessante, além de ter uma parede imensa com mostruário de todas as cervejas produzidas na Bélgica.

Cervejarias:

Westvleteren: Mosteiro que produz a melhor cerveja do mundo. Tem que reservar com antecedência as cervejas que quiser comprar O telefone para agendamento você encontra no site deles (beer phone):http://www.sintsixtus.be/ . Verificar se eles estarão abertos no período que for. Com todos que conversei que foram, o mosteiro estava fechado para visitação. Se estiverem fechados, tem um bar na frente do mosteiro que vende as cervejas para consumo no local apenas. No bar tem um queijo feito com a cerveja nº6 que é muito bom e é servido com mostarda. Recomendo!

St Bernardus: precisa agendar visita e tem um “custo” de 10 euros. Coloquei entre aspas, pois após a visitação, há uma degustação gratuita de 2 ou 3 tipos de cerveja e ainda ganhamos um kit com 4 cervejas e 1 taça. Vale super a pena.

De Plukker: é um dos únicos 8 fabricantes de lúpulo orgânico do mundo e a única cervejaria que produz o próprio lúpulo orgânico e a própria cerveja. A cerveja em si não é lá essas coisas, mas vale a pena visitar. Precisa agendar o tour.

Watou (pertinho de poperinge)

Restaurante ´T Hommelhof: Todos os pratos do restaurante são feitos com cervejas belgas. Possui 1 estrela Michelin. Excelente comida! De entrada comemos uma sopa de queijo com cerveja Hommelbier (uma das minhas preferidas na viagem). Eu pedi de prato principal uma lagosta cozida em uma tripel e meu esposo pediu um carneiro com quadruple. Não é barato, mas vale a pena demais! O chef também lancou um livro com as receitas do restaurante, que conseguimos comprar no próprio restaurante.

Bruges

Vale conhecer, a cidade é muito bonita e aconchegante, mas eu gostei mais de Poperinge. Ir de carro é meio ruim, pois tem muito movimento, pouca vagas e são pagas

Rose Red: pub indicado pela guia da cervejaria St Bernardus que tinha edições especiais da St Bernardus. A carta de cerveja deles é muito boa e tinha opção de tomar apenas uma taça da Deus (dado que a garrafa é muito cara, vale a pena).

Essas cervejarias foram indicadas por um amigo belga, mas não tivemos tempo de conhecer.

Zot de Bruge- Bruges

http://www.brugsezot.be/en/home

Brouwerij De Halve Maan

Walplein 26

8000 Brugge

Tel  +32 50 44 42 22

info@halvemaan.be

Het Anker de Mechelen

http://hetanker.be/en

Het Anker nv

info@hetanker.be

0032 15 287 141

Guido Gezellelaan 49

B-2800 Mechelen

Belgium